ACBG Brasil visita o Hospital Sagrada Família de São Bento do Sul-SC

Advocacy, Rede+Voz

ACBG Brasil visita o Hospital Sagrada Família de São Bento do Sul-SC

Com o objetivo de conectar profissionais da saúde e pacientes, estiveram na terça-feira (11/02), no Hospital e Maternidade Sagrada Família, em São Bento do Sul-SC, a responsável pelo Advocacy da ACBG Brasil, Késsia Gomes, a captadora de projetos Maria Júlia Guedes e a fonoaudióloga, a coordenadora da Rede+Voz, Suzana Areosa. A iniciativa foi integrada ao curso de capacitação sobre a Padronização Estadual da Reabilitação Fonatória e Pulmonar, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/SC).

Estrutura

O Hospital e Maternidade Sagrada Família é uma entidade filantrópica, que atende  SUS, convênios e particulares, possui uma estrutura física com 88 leitos de internação, e uma equipe composta por 85 médicos de especialidades variadas. A instituição está cadastrada pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) desde 2018. A Unidade não conta com o serviço de Radioterapia. O serviço de quimioterapia dispõe apenas de quimioterápicos orais e venosos.

Os pacientes têm acesso imediato a exames de raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, exames laboratoriais, biópsia de laringe via laringoscopia de suspensão. O tempo médio de espera nas consultas e exames é de 30 minutos, sendo que o hospital possui sala de espera e disponibiliza lanches para os pacientes que estão aguardando atendimento.

A instituição possui um grupo de apoio para pacientes de outros departamentos da oncologia. A fonoaudióloga é a única profissional da área, e atende apenas pacientes internados, mas se mostrou interessada em abrir um ambulatório para reabilitação dos pacientes  agendados pelo Dr. Aloysio para colocação de prótese fonatória.

A equipe da ACBG  Brasil foi recepcionada pela gerente de enfermagem Evelina Hummelgen, pelo CCP – Dr. Aloysio Enck e pela fonoaudióloga Yasmin Quege. Dr. Aloysio explicou sobre os casos de câncer que ele costuma tratar com maior frequência: o de pele, tireóide, glândula salivar, boca, laringe e faringe.

Programação

As atividades da capacitação iniciaram na parte da manhã com a apresentação da representante da SES/SC, Jaqueline Reginatto, prosseguida pela demonstração dos produtos padronizados da Reabilitação Fonatória e Pulmonar de SC, realizada pelo executivo de vendas da Atos Medical, Ricardo Moraes. Após, a equipe da ACBG apresentou a Rede+Voz.

No auditório, enfermeiras, fisioterapeuta, fonoaudióloga, CCP e demais responsáveis administrativos, participaram ativamente da explanação, e  a grande maioria ficou encantada com a possibilidade de formação de grupos de acolhimentos (GALs) e de corais. A ACBG também ofereceu apoio no projeto do ambulatório de Reabilitação Fonatória e Pulmonar do Hospital.

 

Compartilhe este post

Menu