Rede+Voz visita o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba/SC

Rede+Voz

Rede+Voz visita o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba/SC

A 3ª visita da Rede+Voz no ano de 2019 marcou a volta das visitas da Rede em Santa Catarina, algo que não acontecia desde Abril de 2017. 

No dia 21/02/2019 a Rede+Voz foi até Joaçaba conectar o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). Esta foi uma visita diferente das realizadas anteriormente pela Rede, pois o HUST, é um hospital universitário, 100% SUS, no formato portas abertas, de grande porte, como UNACON cobre uma grande região do estado de SC como área de atuação, mas tem apenas um Cirurgião de Cabeça e Pescoço e nenhuma equipe multidisciplinar. Por isso as atividades se concentraram em uma entrevista com o Dr. Gabriel Manfro e uma visita guiada pelo hospital.

O HUST desempenha papel de destaque na comunidade macrorregional do  de saúde do Meio-Oeste, sendo referência nas especialidades de Oncologia e Neurocirurgia para mais de 55 municípios que somam mais de 600.000 habitantes.

A macrorregião Meio-Oeste é formada por 55 municípios, reunidos em 7 ADRs. Possui população total de 626,9 mil hab. (estimativa para 2016) e seus maiores municípios são Caçador e Concórdia, ambos com população acima de 70 mil hab.

A chegada ao hospital foi cedo, por volta das 8h, perto do início do funcionamento do setor de oncologia. Foi possível de perceber que o hospital prioriza a parte de oncologia, tendo uma entregada dedicada a esse setor logo na fachada principal, da parte nova do hospital. E a cena do recepção lotada de pacientes se repete como em diversos hospitais pelo Brasil.

A equipe ACBG foi recebida pela técnica administrativa e secretária do Dr. Manfro, Ana Paula de Lima, que nos mostrou um pouco das instalações básicas do setor de oncologia em quanto o CCP terminava uma consulta.

O Dr. Manfro nos recebeu muito bem, com bastante tempo para conversarmos sobre a ACBG Brasil e ele compartilhar os diversos problemas e necessidades do HUST, a relação com a SES/SC e SISREG, além da sua atuação no hospital.

Encerrando a vista ao HUST, o  Dr. Manfro levou a equipe ACBG para conhecer a estrutura do hospital: leitos, sala de quimio, UTI, centro cirúrgico, entre outras locais do hospital. Sendo localizado na parte reformada do hospital, a oncologia tem uma estrutura que boa e limpa. 

Finalizamos a visita com ele se comprometendo a ser um membro da Rede+Voz e de ajudar na campanha do Julho Verde no HUST e na UNOESC. Voltamos à Florianópolis com a  missão comprida e a retomada da Rede+Voz em SC.

 

Compartilhe este post

Menu