Visita do Rede+Voz no Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC) – Vitória/ES

Julho Verde, Rede+Voz

Visita do Rede+Voz no Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC) – Vitória/ES

No dia 30/07/2019, tivemos a alegria de realizar a última viagem da primeira etapa da Rede+Voz. As gestoras Daniela Kempler e Maria Júlia Guedes visitaram o Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC), em Vitória/ES. O hospital foi a 56ª instituição conectada à rede em 2019. O HSRC é uma entidade filantrópica reconhecida em todo o Espírito Santo como referência em tratamento de câncer e tem como fundadora e mantenedora a Associação Feminina de Educação e Com  bate ao Câncer – AFECC.

 

Tivemos a oportunidade de participar do evento de encerramento do Julho Verde da Instituição que contou com a presença de 74 pessoas, entre eles, 64 profissionais e 10 pacientes laringectomizados. A programação iniciou com a emocionante apresentação do Coral dos Laringectomizados. Logo após, a presidente voluntária da Afecc, Marilucia Dalla, deu uma breve introdução sobre a importância de campanhas de alerta sobre o câncer.

 

Após todos estarem com os ânimos renovados por causa da tocante apresentação de coral, a programação seguiu com apresentações muito importantes relacionadas com a  atuação da ACBG Brasil e a Rede+Voz, simbolizando a última conexão estabelecida em 2019, com a apresentação sobre “prevenção, tratamento e reabilitação do paciente com câncer de cabeça e pescoço” do Dr Evandro, chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço, na qual todos foram levados a refletir sobre o trabalho humanizado realizado pela instituição, sobre a importância de uma reabilitação de qualidade e a oportunidade de dar voz a quem não tem . No momento seguinte, a fonoaudióloga Kadygie falou sobre o trabalho da equipe multidisciplinar e o Programa Viva Voz. Para finalizar, o Coral de Voluntários da Afecc fez uma bela apresentação. 

Na ocasião fomos conhecer também as instalações do HSRC. Conhecemos o novo prédio onde fica o ambulatório oncológico 100% SUS, são 5 andares com 100 leitos para pacientes oncológicos atendidos pelo SUS, divididos em diversas especialidades como cirurgia de cabeça e pescoço, mastologia e ginecologia. O prédio possui também um andar só de quimioterapia, com cabines individuais, um andar para exames e outro para oncologia clínica, com consultórios de cirurgiões de cabeça e pescoço e dentistas.

O hospital conta ainda com um programa de assistência institucional que disponibiliza inúmeros benefícios para os pacientes, como remédios para efeito colateral, para dor, fraldas geriátricas, suplemento alimentar, material de curativo, vale transporte, entre outros. O programa é gerido pela Afecc, com recursos próprios e doações, e recebe em média 300 mil reais de benefício por mês.

Finalizamos essa visita felizes e gratas por conectar mais um grupo de pacientes e de profissionais engajados à nossa Rede+Voz.

 

Compartilhe este post

Menu