“Escute sua voz, seja amigo dela” é o slogan da campanha nacional.

 

Apresentação do coral Cantarolar.

Dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz, data voltada à conscientização da importância dos cuidados que cada pessoa deve ter para mantê-la saudável. A ACBG – Associação de Câncer de Boca e Garganta realiza uma série de ações para informar a população sobre os fatores de risco e a prevenção de enfermidades vocais, que geram problemas sociais e de comunicação.

“Um paciente com câncer de cabeça pescoço necessitará, eventualmente, de apoio para reabilitação fonatória. Muitos irão perder a voz com o tratamento cirúrgico para o tumor. Trata-se de uma adaptação à nova condição de vida, com o atendimento fonoaudiológico especializado e a utilização de próteses orais e/ou fonatórias, com a necessidade do acesso a aparelhos eletrônicos que irão substituir sua voz original”, afirma a presidente da ACBG, Melissa Ribeiro.

Os principais inimigos da saúde da voz são o consumo excessivo de derivados do tabaco, de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos. Também estão na lista de maior risco pessoas que têm refluxo gástrico, portadores do vírus HPV e profissionais que utilizam muito a voz. Rouquidão constante, dor recorrente na região, sensação de engasgo, presença de caroço no pescoço, tosse frequente, entre outros, podem ser sinais de que algo anda errado. A indicação é consultar um médico ou um fonoaudiólogo para identificar qualquer alteração.

No Dia Mundial da Voz 2020, a ACBG visa, além de divulgar informação, estimular a musicalidade que remete ao slogan da campanha nacional “Escute sua voz, seja amigo dela”. Por meio de vídeos e depoimentos, a iniciativa pretende mostrar a importância de escutar a voz e dar atenção aos sinais e sintomas para detecção precoce de doenças.

A Associação criou o desafio #suavozACBG que incentiva as pessoas a cantarem nas redes sociais chamando a atenção para a importância da voz como principal meio de comunicação e expressão dos sentimentos. Com isso, a entidade enfoca a relevância do restabelecimento da comunicação dos pacientes laringectomizados, que tiveram a laringe retirada por causa do câncer.

“O Dia Mundial da Voz é uma importante oportunidade para que as pessoas tomem consciência sobre essa ferramenta fundamental, que facilita nossa comunicação, e a preservem, cuidem da sua saúde vocal. Eu perdi a minha e posso afirmar a falta que faz”, ressalta Melissa.

 

Ouça o Podcast especial sobre o Dia Mundial da Voz, com a participação da fonoaudióloga e responsável pela Rede+Voz, Suzana Areosa, da gestora de projetos sociais, Cristina Atanazio e da jornalista Kamila Zatti.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Deixe seu comentário! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *