Rede+Voz visita o Hospital Araújo Jorge

Notícias, Rede+Voz

Rede+Voz visita o Hospital Araújo Jorge

Rede+Voz conheceu o HAJ,  único centro especializado no tratamento de todos os tipos de câncer na região Centro-Oeste.

A primeira visita de 2019 da Rede+Voz (R+V) aconteceu no Hospital Araújo Jorge (HAJ), em Goiânia (GO), nos dias 29 e 30 de janeiro. Na ocasião, também foram entregues 15 laringes eletrônicas para pacientes da instituição, viabilizadas pelo PRONON. O hospital Araújo Jorge é administrado pela Associação de Combate ao Câncer de Goiás.

A equipe da ACBG foi recebida no hospital pela fonoaudióloga do Serviço de Cabeça e Pescoço, Juliana Monteiro, na manhã do dia 29. As atividades envolveram uma conversa com pacientes, familiares e profissionais do hospital; e uma visita pela instituição. No segundo dia, a equipe participou de uma mesa redonda com os profissionais do Serviço de Cabeça e Pescoço. Uma fonoaudióloga e sete cirurgiões de cabeça e pescoço, sendo dois deles residentes, discutiram e analisaram a solução para quatro casos delicados de pacientes. Foi um momento importante para a ACBG ressaltar a importância do cuidado da equipe médica e do protagonismo do paciente durante o tratamento.  

Rede+Voz visita Hospital Araujo Jorge (12)
Coral se apresenta durante atividades no auditório

Projeto “Laringe Eletrônica: Uma Voz Possível”

Durante a visita, foram entregues 15 laringes eletrônicas. Os aparelhos são viabilizados pelo PRONON através do “Laringe Eletrônica: Uma Voz Possível”, desenvolvido pela AMUCC em parceria com a Rede+Voz. O médico cirurgião José Carlos participou da entrega. Ele é chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço do HAJ e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço,

A fonoaudióloga Juliana ressaltou que o uso de laringes eletrônicas possibilitaria que mais pacientes participassem do coral. Após a entrega, os pacientes membros do coral Somos Iguais já aproveitaram os novos aparelhos e fizeram uma apresentação emocionante.

Sobre o  Hospital Araújo Jorge

Paciente faz sorteio durante visita do Rede+Voz
O paciente José Pinto sorteou prêmios para alegrar os presentes

O hospital é o centro de referência do Centro-Oeste em Câncer de Cabeça e Pescoço. O HAJ realiza cerca de mil atendimentos por dia, a maioria deles nos setores de Ginecologia e Mama e Cabeça e Pescoço.  O Serviço de Cabeça e Pescoço conta com 7 cirurgiões de cabeça e pescoço (sendo 3 residentes) e com 1 fonoaudióloga. Em 2018, o Hospital fez 19 laringectomias totais e 37 cirurgias de boca. O estádio mais frequente do câncer de cabeça e pescoço é o III e IV, sendo que os tipos mais comuns são os de tireoide, boca e laringe.

Contando com mais de 300 voluntários, o HAJ proporciona diversas oficinas aos pacientes, como a de corte de cabelo; moda e maquiagem. Para a reabilitação dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço,  é oferecido o treinamento da voz esofágica. 

Associação de Combate ao Câncer de Goiás – ACCG

ACCG é uma entidade privada e filantrópica que trabalha no ramo da oncologia através do Hospital Araújo Jorge, da Unidade Oncológica de Anápolis e do Instituto de Ensino e Pesquisa. A associação é responsável pela gestão do HAJ. Grande parte dos recursos captados pela associação vem de grandes leilões, parcerias e doações.

A ACBG agradece a todos que dedicaram um tempo da sua rotina para nos receber no HAJ!

Compartilhe este post

Menu