Rede+Voz visita hospitais em Porto Alegre-RS

Projetos, Rede+Voz

Rede+Voz visita hospitais em Porto Alegre-RS

Nos dias 22 e 23/03/2017 a Rede+Voz foi para Porto Alegre conectar dois hospitais: Santa Casa de Misericórdia e Hospital Nossa Senhora da Conceição.

O primeiro hospital a ser visitado, no dia 22/03/2017, foi o Santa Casa de Misericórdia. A equipe ACBG apresentou a Rede+Voz durante a Reunião do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço as, na qual participaram médicos de diferentes especialidades como: radioterapeutas, cirurgiões buco-maxilos, fonoaudiólogas, oncologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço. Durante nossa apresentação, destacamos as dificuldades percebidas até aquele momento no que tangia a reabilitação do paciente de cabeça e pescoço no estado de SC e em demais cidades nas quais a Rede+Voz conectou. 

Após a reunião, participamos do encontro do grupo de pacientes laringectomizados GALA, que contou com a presença de profissionais da área de fisioterapia, fonoaudiologia e musicoterapia. Foi uma troca de experiência enriquecedora. O Grupo é composto por sua maioria de homens, com idade acima de 50 anos, se reúnem semanalmente e realizam 3 confraternizações anuais. 

Foi nos dada a oportunidade de apresentar os objetivos da associação aos pacientes e seus familiares, distribuímos folders, camisetas e fichas de associados a todos os presentes. Observamos a dinâmica do grupo com diferentes atividades ao longo das 2 horas de encontro, nas quais alternavam treinamento de voz esofágica, alongamentos de ombro, cabeça e pescoço, sobrearticulação labial, canto, depoimentos, etc. Alguns pacientes falam com voz esofágica de excelente qualidade, e utilizam diferentes tipos de protetores de traqueostoma. Alguns utilizam laringe eletrônica adquirida por conta própria. Não existe fornecimento de prótese tráqueo-esofágica nem de laringe eletrônica pelo Hospital ou pelo Estado. 

No dia 23/03/2017 a Rede+Voz realizou uma visita ao Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre/RS. A equipe da ACBG foi recebida pelo Dr. José Luiz Pedrini que é um médico influente na área de mastologia que obteve êxito num Projeto de Lei para normatização de próteses mamárias pelo SUS para reabilitação de mulheres com câncer de mama. O Dr Pedrini, que possui uma experiência longínqua no atendimento pelo SUS, convênio e particular, nos explicou o passo a passo para conseguirmos as mudanças nas leis que garantem a reabilitação do paciente com câncer de boca e garganta. Essa conversa serviu como base para ACBG iniciar o processo da incorporação da Laringe Eletrônica na tabela do SUS. 

 

Compartilhe este post

Menu