Rede+Voz em duas instituições de Campinas

Rede+Voz

Rede+Voz em duas instituições de Campinas

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2018, a ACBG foi para Campinas/SP visitar duas instituições por meio do projeto Rede+Voz, que tem por objetivo conhecer o Serviço de Cabeça e Pescoço dos principais hospitais que são referência no diagnóstico e tratamento de câncer no país. Queremos conectar o maior número de profissionais, pacientes e familiares, formando uma rede de cooperação para o controle social do câncer de cabeça e pescoço no Brasil.

Hospital e Maternidade Celso Pierro – PUC

Neste primeiro dia de viagem, a dupla da ACBG, Melissa e Eduardo, visitou o ambulatório de Câncer de Cabeça e Pescoço do Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUC). Trata-se de um Hospital-Escola integrado às dez faculdades do Centro de Ciências da Vida (CCV) da Universidade da PUC-Campinas. Atualmente, o hospital oferece atendimento por convênios privados e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dispondo de 355 leitos, sendo 243 destinados ao atendimento de usuários do SUS.

Hospital PUC Campinas
Fachada do Hospital da PUC-Campinas.

Fomos muito bem recebidos pelo coordenador do ambulatório de Câncer de Cabeça e Pescoço, Dr. Luis Antônio Brandi Filho, cirurgião de cabeça e pescoço. Ele apresentou seus colegas e co-responsáveis pelo ambulatório, Dr. Felipe Raule Machado e Dr. José Luis Braga de Aquino, ambos cirurgiões de cabeça e pescoço, e os demais membros da equipe. Também esteve presente a Dra. Iara Bittante, fonoaudióloga especializada em fononcologia e responsável pela área de reabilitação de pacientes de CCP.

Infelizmente não há um grupo de apoio a pacientes no local. Independente disso, nos foi disponibilizado o espaço do ambulatório para conhecer pacientes, familiares e para apresentar a ACBG. Foi possível conhecer algumas histórias de pessoas que lutam contra o câncer, como a da dona Maria, paciente de câncer de tireóide e a filha Elizabeth. Também foi possível observar a interação dos médicos, residentes e alunos durante os atendimentos. Estavam presentes os profissionais das seguintes especialidades: Cirurgia de Cabeça Pescoço, Cirurgia de Buco-maxilo-facial, Otorrinolaringologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Odontologia.

ACBG Brasil no Hospital PUC Campinas
Equipe ACBG e pacientes.

Seguindo com as atividades, fomos encaminhados para a faculdade da PUC, prédio ao lado do hospital, para que pudéssemos utilizar uma sala de aula para apresentar o trabalho da ACBG aos profissionais.

ACBG Brasil no Hospital PUC Campinas
Melissa apresentando a ACBG aos profissionais.

Os profissionais presentes estavam interessados no trabalho da ACBG e dispostos a fazer parte da Rede+Voz. O Dr. Luis compartilhou sobre as atividades e desafios do Hospital e Maternidade Celso Pierro – PUC, vislumbrando uma boa parceria entre ambas as instituições.

ACBG Brasil no Hospital PUC Campinas
ACBG Brasil no Hospital-Escola da PUC-Campinas.

A última atividade da equipe da ACBG foi uma reunião com o setor de Serviço Social do hospital, onde foi recebida pela assistente social Lucimar Tronquini. Foi super importante conhecer um pouco mais dos serviços oferecidos e o acompanhamento dado aos pacientes.

Por ser um Hospital-Escola, foi possível ver uma grande quantidade de jovens profissionais e residentes. Todos eles interessados, atenciosos, dedicados e apaixonados pela causa do combate ao câncer de cabeça e pescoço. Isso renova as esperanças de termos cada vez mais profissionais qualificados trabalhando nesta missão.

Hospital de Clínicas (UNICAMP)

No segundo dia de viagem, visitamos o ambulatório de Otorrino, Cabeça e Pescoço do Hospital de Clínicas (UNICAMP). O hospital é uma instituição de grande porte e um estabelecimento de saúde habilitado como CACON, além de atender 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Hospital das Clínicas - Campinas
Facha do Hospital de Clínicas (UNICAMP).

Quem nos recebeu foi a fonoaudióloga e voluntária Vaneli Rossi. Fomos direto ao auditório, onde ocorreram todas as atividade da manhã. Dando início ao cronograma da visita, Melissa apresentou o trabalho da ACBG para os profissionais da equipe multidisciplinar do ambulatório. Estavam presentes as seguintes especialidades: Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Vale destacar que o Dr. Carlos Chone, Otorrinolaringologista/Cirurgião Cabeça e Pescoço, responsável pelo ambulatório, e o Dr. Flávio Gripp, Otorrinolaringologista/Cirurgia Cabeça e Pescoço, fizeram apontamentos e compartilharam um pouco da sua experiência com mercado de próteses e a sua evolução durante os anos.

Hospital de Clínicas - Campinas
ACBG e equipe multidisciplinar no Hospital de Clínicas.

Em seguida, a fonoaudióloga Vaneli apresentou o trabalho do hospital e o ambulatório de Otorrino, Cabeça e Pescoço. A divisão de Otorrino foi criada a mais de 50 anos, bem no início das atividades da UNICAMP, e também desenvolve atividades nas seguintes instituições: Complexo Hospitalar Ouro Verde, Hospital Regional de Sumaré, Hospital Regional de Divinolândia e ao AME de Santa Bárbara do Oeste. A divisão atua de forma multidisciplinar em todos os níveis de atendimento, sendo pioneiro em algumas técnicas de tratamento de CCP, como o Laser de CO2. A UNICAMP está planejando montar o IOCAP – Instituto de Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço. Um complexo que servirá para capacitar e dar apoio a todas as suas unidades que trabalham na área.

O corpo clínico da divisão é composto por oito médicos, três residentes e uma equipe de apoio formada por enfermeiras, fonoaudiólogos e psicólogos. Além disso, contam com um grupo de quatro fonoaudiólogas voluntárias, que dão apoio para a reabilitação de pacientes laringectomizados e também fazem parte da divisão de Otorrino. São elas: Fga. Dra. Vaneli Colombo Rossi (nossa anfitriã), Fga. Dra. Juliana Moraes, Fga. Mestra Aline Lavoura e Fga. Amanda Molina Moura.

Hospital de Clínicas - Campinas
ACBG e equipe multidisciplinar no Hospital de Clínicas.

Dando sequência ao cronograma e com auditório lotado, iniciou-se as atividades com os pacientes e familiares. Realizando a sua primeira apresentação pela ACBG, Eduardo falou a respeito da associação, suas atividades, projetos e conquistas.

Apresentação da ACBG Brasil
Apresentação da ACBG Brasil.

Concluindo a programação, Vaneli organizou a apresentação do grupo do coral de pacientes laringectomizados e familiares chamado: “Novo Canto”. Foi uma oportunidade linda de ver integração entre todos os envolvidos na visita. Acompanhado pelo violão da Vaneli, os pacientes, familiares, profissionais e a equipe da ACBG, cantaram 3 músicas. Era visível no rosto dos presentes a alegria em poder participar desse projeto.

Coral Novo Canto
Coral Novo Canto.

Ao final desta última atividade, encerrou-se a visita do projeto Rede+Voz a Campinas/SP, com boas recordações e o sentimento de dever comprido. Nosso muito obrigado a todos os envolvidos!

 

Compartilhe este post

Menu