Oficina de Atuação no Parlamento: ACBG marca presença!

Advocacy

Oficina de Atuação no Parlamento: ACBG marca presença!

Entre os dias 05 e 08 de novembro de 2018 a ACBG Brasil esteve presente na Oficina de Atuação no Parlamento, um programa de educação da Câmara dos Deputados realizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara – Cefor. Trata-se de um curso introdutório que aborda noções básicas sobre o processo legislativo e o funcionamento da Câmara dos Deputados, bem como ferramentas para acompanhar e participar do processo de elaboração de leis de forma mais efetiva. A metodologia do curso é composta por aulas, debates, oficinas e visitas.

ACBG Brasil na Oficina do Parlamento
Melissa e Gabriel da ACBG Brasil com outros colegas da área da saúde.

O curso teve uma carga total de 35 horas e foi extremamente importante para a ACBG. Todos os conhecimentos serão de grande valia para o aperfeiçoamento da nossa atuação em advocacy. Tivemos aulas dialogadas com as seguintes temáticas:

  • O papel institucional da Câmara dos Deputados e perspectivas para próxima legislatura;
  • Processo Legislativo e a atuação dos grupos de interesse no Congresso;
  • Por dentro das Comissões;
  • Como a sociedade civil organizada pode influenciar as decisões no Parlamento?;
  • Conhecendo a Comissão de Legislação Participativa;
  • Conhecendo o Lab Hacker;
  • Advocacy.

Além disso, tivemos visitas nas áreas envolvidas com o processo legislativo, conversas com especialistas, observação dos trabalhos das comissões e visitação ao plenário.

Participantes da Oficina de Atuação no Parlamento em novembro de 2018.

A Oficina de Atuação no Parlamento costuma ocorrer duas vezes ao ano, portanto fique de olho e participe também! Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail oficina.cefor@camara.leg.br ou pelos telefones (61) 3216-7619/3216-7626. Sugerimos que também acompanhe as notícias da Escola Virtual de Cidadania.

Parar de aprender não é uma opção. Avante!

 

Compartilhe este post

Menu