Ministro Mandetta assina compromisso laringectomizados

Nesta segunda-feira, 25, com apoio da Deputada Federal Carmem Zanotto, que é Presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, a ACBG Brasil entregou a carta com as pendências importantes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes que perderam a voz para o câncer de laringe.

Ministro Mandetta assina compromisso laringectomizadosO Ministro,  Dr. Luiz Henrique Mandetta, assinou a carta entregue pelos associados da Associação de Câncer de Boca e Garganta, na qual se compromete com o reajuste do valor das próteses traqueoesofágicas na tabela do SUS, bem como com a  incorporação dos filtros e adesivos para traqueostomizados na rede pública de saúde. A assinatura aconteceu durante sua primeira visita a Santa Catarina e representa um compromisso com a reabilitação dos laringectomizados totais do país. As solicitações de reajuste e inclusão foram feitas em 2014, mas continuam pendentes.

A prótese traqueoesofágica é a melhor forma de reabilitação para laringectomizados totais, possibilitando que essas pessoas voltem a falar com uma voz muito próxima da normal. Atualmente, as instituições não absorvem a diferença entre o valor determinado na tabela do SUS e o praticado pelo mercado. Com isso, não compram a prótese por não suportar a diferença e os pacientes ficam sem acesso à essa opção de reabilitação.

Os adesivos e filtros também são fundamentais para a qualidade de vida e autonomia dos traqueostomizados, que, após a cirurgia, passam a respirar por um orifício aberto permanentemente na traqueia ligada ao pulmão. Esses acessórios impedem que as impurezas e toxinas sejam levadas direto ao pulmão, evitando assim pneumonias e internações recorrentes que geram mais gastos aos cofres públicos.

 

1 responder

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Deixe seu comentário! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *