Dia 23/11 foi um marco histórico para a reabilitação dos pacientes de câncer de cabeça e pescoço. A Associação de Câncer de Boca e Garganta, ACBG Brasil, sediada em Florianópolis/SC, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/SC) lançaram as Diretrizes para Atenção à saúde da pessoa traqueostomizada e/ou laringectomizada, juntamente com a Padronização da Dispensação dos Insumos necessários para reabilitação pulmonar e fonatória dos atuais 300 catarinenses que encontram-se sem esses cuidados.

Santa Catarina é PIONEIRA nessa pauta, nesse olhar e no efetivo acolhimento desse público tão negligenciado em nível Brasil.

Aprovadas as Diretrizes para Atenção à Saúde da Pessoa Traqueostomizada e/ou Laringectomizada do Estado de Santa Catarina. Melissa Ribeiro, presidente da ACBG Brasil com Ramon Tártari, Superintendente de Serviços Especializados e Regulação.

Com apoio técnico do Núcleo Integrado de Cirurgia da Cabeça e Pescoço (NICAP) e da Atos Medical do Brasil,  realizamos o “1º Curso teórico e prático de reabilitação fonatória e pulmonar para laringectomizados e traqueostomizados desse estado. 

Sr. Ramon Tártari, Superintendente de Serviços Especializados e Regulação, representando o Sr. Helton de Souza Zeferino, Secretário de Estado de Saúde de Santa Catarina, abriu o evento compartilhando aos presentes toda a trajetória do processo de co-produção da política pública com a ACBG Brasil.

Cirurgiões, enfermeiros, estomaterapeutas, fonoaudiólogos e servidores públicos do estado.

O curso teve como objetivo capacitar os cirurgiões de cabeça e pescoço, fonoaudiólogos e enfermeiros com especialização em estomaterapia, dos UNACONs e CACONs de SC para as novas diretrizes e fluxos de atendimentos para os pacientes laringectomizados, com foco na reabilitação por insumos que estão disponíveis a PARTIR DE HOJE em toda rede estadual de saúde.

(Cliqui aqui para ver por completo a “CIB 202 – 26/09 – Diretrizes para Atenção à Saúde das Pessoas Laringectomizadas e/ou Traqueostomizadas do Estado de Santa Catarina”. Lá você encontra a Diretriz completa, bem como os novo fluxos e a lista de materiais padronizada.)

Dividido em dois momentos, teórico e prático, o curso ocorreu no Iate Hotel Florianópolis e no Imperial Hospital de Caridade (IHC), tendo a participação de 43 profissionais de todo o estado, que contaram com as seguintes atividades teóricas pela manhã:

Aula 1: Estado atual do câncer de laringe no Brasil e em Santa Catarina.Dr. Rafael Nunes Goulart

Aula 2: Anatomia e fisiologia do trato aerodigestivo superior dos pacientes submetidos a laringectomia total.Dr. Luiz Roberto Medina dos Santos

Aula 3: Colocação primária e secundária de prótese traqueoesofágica em pacientes laringectomizados com os novos materiais da padronização. – Dr. Renato Capuzzo

Aula 4: O que é Miotomia e Traqueoplastia? Fazer ou não? Quais critérios/benefícios?Dr. Giulliano Molina

Aula 5: Reabilitação pulmonar e fonatória no paciente laringectomizado. – Fga Lauanda Barbosa dos Santos

Aula 6: Detalhamento de todos os produtos disponíveis na padronização da SES/SC para os pacientes laringectomizados. – Bruno Souza (ATOS Medical) 

Aula 7: Materiais oferecidos na padronização e fluxo, requerimento e processo de solicitação, novas diretrizes estaduais para atenção aos laringectomizados.Jaqueline Reginato (SES/SC)

Aula 8: Coprodução do bem público: governo e sociedade civil – Gabriel Marmentini (Gestor da ACBG Brasil);

Para comprovar o quão importante é a reabilitação desses pacientes, apreciamos os participantes com a apresentação musical do coral “Cantarolar” composto pelos pacientes de câncer de cabeça e pescoço e seus familiares que frequentam o GAL/Cepon.  Com músicas alegres encantaram a todos com seu belo exemplo de superação e amor pela vida. 

Coral Cantarolar

A parte prática do curso ocorreu a tarde, dividido em dois momentos locais distintos sendo:

  • Cirurgiões de Cabeça e Pescoço realizaram 5 procedimentos em centro cirúrgico para 3 colocações secundárias de prótese traqueoesofágica e 2 trocas no Imperial Hospital de Caridade;

Colocação secundária de prótese traqueoesofágica com anestesia geral, alta no dia.

Cirurgiões de cabeça e pescoço, no pós operatório com fga. da Atos Medical.

  • Hands On – Demonstração prática dos produtos da padronização e explicação técnica de cada indicação aos demais participantes.

Conhecendo os produtos

Temos muito orgulho de ter dado voz a essa importante pauta de advocacy e de termos construído essa política pública com a SES/SC para devolver a dignidade e a qualidade de vida aos pacientes laringectomizados e traqueostomizados.

Agradecemos a todos que colaboraram para que esse resultado fosse obtido, aos palestrantes pelas aulas, ao que demonstraram interesse em cuidar melhor dessa população pela participação no evento.

Palestrantes

ACBG Brasil

ACBG Brasil, segue apoiando a SES/SC juntamente com a Atos Medical do Brasil para que possamos iniciar o fluxo de dispensação dos produtos e com tempo ajustando as necessidades. Afinal, trata-se de um novo caminho e muito ainda temos para fazer juntos. Mas o primeiro e maior passo de todos já foi dado. Seguimos em nossa missão de DAr Voz a Quem Não Tem!

Participantes do curso

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Deixe seu comentário! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *