Projeto “Laringe eletrônica: uma voz possível!”
Toda voz merece ser ouvida.
O projeto foi desenvolvido pela AMUCC em parceria com a ACBG, tendo como objetivo fornecer laringes eletrônicas a pacientes que foram submetidos à laringectomia total e que ficaram incomunicáveis após extração das pregas vocais por neoplasia de laringe, CID 32.9.
O projeto foi submetido ao Pronon por se enquadrar no inciso II, do art. 6º, da Portaria 1550/2014, tendo como objeto a prestação de serviços médico-assistenciais com objetivo de apoio à saúde das pessoas portadoras do câncer de laringe no Brasil. A submissão ocorreu em dezembro de 2016 e a aprovação veio quase um ano depois, no dia 09 de novembro de 2017. No final do mesmo mês, iniciou-se a captação de recursos, a qual teve por prazo a data de 31 de dezembro de 2017. Captamos 20% a mais da meta estipulada e isso nos permitiu incrementar o projeto com a compra de mais laringes eletrônicas. Apenas em outubro de 2018 a conta corrente foi liberada para iniciarmos o projeto.
Com isso, a meta inicial do projeto era doar 250 Laringes Eletrônicas, entretanto, no final do projeto, conseguimos viabilizar a compra de 400 equipamentos para 24 estados, 35 cidades e 46 instituições. O objetivo desse projeto era dar voz a quem não tem, e assim se fez! Com o uso desse equipamento, os pacientes não só receberam a oportunidade de voltar a se comunicar, mas lhes foi devolvida a voz como cidadão. Agora, 400 pacientes têm voz para lutar por seus direitos! E a nossa missão não se encerra aqui, queremos um Brasil onde todas as vozes sejam ouvidas, por isso buscamos a reabilitação com equidade, para que todos os pacientes laringectomizados tenham o direito a uma Laringe Eletrônica.
A distribuição da laringe eletrônica ocorreu por meio dos principais centros de referência do Brasil que fazem parte da Rede+Voz. Tais centros auxiliaram na triagem dos pacientes, identificado se os mesmos eram:
Todas as doações foram registradas por meio de documentos específicos, tanto para o paciente como para o profissional de saúde que fizeram a doação.