O que faz o eixo de inclusão?

Tem como objetivo realizar projetos que visam o acolhimento, a integração dos pacientes na sociedade e a implementação de projetos que devolvem a dignidade da pessoa humana a sobreviventes que precisam de algum tipo de reabilitação.

Os protagonistas da causa são todos os pacientes e portadores de câncer de cabeça e pescoço. O tumor de cabeça e pescoço é a denominação genérica de tumores que se originam de várias regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), seios paranasais, tireoide e pele nessa região.

No caso desses pacientes, é notória a exclusão social gerada em função das mutilações sofridas, das modificações funcionais, emocionais, sociais e econômicas. A sociedade no geral e até mesmo os profissionais da área da saúde desconhecem a existência do paciente com câncer de cabeça e pescoço. São diversos os olhares de desprezo e repulsa que os pacientes recebem devido às tosses contínuas, secreções, cicatrizes e falta da voz consequentes do câncer.

Compreendendo e repreendendo essa situação, a ACBG Brasil atua no eixo inclusão contribuindo para melhorar a realidade dos pacientes a partir de projetos que visam o acolhimento e a reinserção na sociedade por meio de grupos de ajuda mútua e de corais, como instrumentos na ampliação, estimulação e manutenção das capacidades funcionais por meio de produção artística e cultural, bem como projetos de reabilitação fonatória e pulmonar.

Projetos

Grupo de Acolhimento a Pacientes – GAL

O Grupo de Acolhimento a Pacientes – GAL, é um grupo de apoio a familiares e pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço.

São realizadas reuniões mensais que contam com a participação de pacientes, familiares e amigos que buscam apoio na fase do diagnóstico até sua reabilitação total. Durante as reuniões são ministradas palestras de assuntos diversos que possam contribuir com a recuperação desta família no âmbito médico, terapêutico e psicossocial. Além das palestras, algumas atividades motivacionais e culturais são aplicadas, a fim de que possam interagir com mais leveza nesse meio que, agora, fará parte de sua vida. Atualmente, a ACBG Brasil dá suporte para 15 GALs e tem aproximadamente + 300 participantes.

Você que tem interesse em criar um GAL em sua cidade?

Cantarolar

Os corais intitulados Cantarolar são uma iniciativa da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço, ACBG Brasil. Criados com o objetivo de desenvolver a capacidade fonatória e pulmonar dos pacientes durante o exercício do cantar, pois a musicoterapia trabalhada no grupo de acolhimento, contribui para a melhoria da qualidade de vida, promovendo o resgate de habilidades pessoais, além do autoconhecimento. Todos os encontros são gratuitos e abertos ao público. Podem ser associados ao GAL (Grupo de Acolhimento) ou podem ser uma iniciativa independente. É necessário a presença de um coordenador, de preferência, fonoaudiólogo(a) e um musicista para acompanhar os ensaios e garantir o direcionamento mais profissional.

Qualquer dúvida mande-nos uma mensagem para ola@acbgbrasil.org.com

Atualmente, a ACBG dá suporte para 2 corais.

Conheça o manual do Cantarolar:

Conquistas em Reabilitação

Laringe eletrônica: uma voz possível

O projeto foi desenvolvido pela ACBG Brasil, em parceria com a AMUCC, tendo como objetivo fornecer laringes eletrônicas a pacientes que foram submetidos à laringectomia total e que ficaram incomunicáveis após extração das pregas vocais por neoplasia de laringe, CID 32.9.

A meta inicial do projeto era doar 250 Laringes Eletrônicas, entretanto, no final do projeto, conseguimos viabilizar a compra de 400 equipamentos para 24 estados, 35 cidades e 46 instituições. O objetivo desse projeto era dar voz a quem não tem, e assim se fez! Com o uso desse equipamento, os pacientes não só receberam a oportunidade de voltar a se comunicar, mas lhes foi devolvida a voz como cidadão. Agora, 400 pacientes têm voz para lutar por seus direitos! E a nossa missão não se encerra aqui, queremos um Brasil onde todas as vozes sejam ouvidas, por isso buscamos a reabilitação com equidade, para que todos os pacientes laringectomizados tenham o direito a uma Laringe Eletrônica.

Você pode conferir o relatório final do projeto AQUI. Assista também o vídeo que preparamos com depoimentos dos pacientes beneficiados pelo projeto AQUI .

Menu