ACBG participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial sem Tabaco

Advocacy

ACBG participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial sem Tabaco

Este conteúdo foi produzido por NK Consultores.

Aconteceu, nesta quarta-feira (30), Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados para homenagear o Dia Mundial sem Tabaco, que é comemorado anualmente no dia 31 de maio. O requerente da sessão foi o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ). Estiveram presentes a deputada Erika Kokay (PT-DF), que presidiu parte da sessão, o deputado Zé Silva (SD-MG), o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) e o deputado Osmar Terra (MDB-RS).

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) abriu a sessão explicando sobre a importância do tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o ano de 2018, “Tabaco e Doença Cardíaca”, para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) e o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), tendo em vista que a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares, combinados, são as principais causas de morte no mundo. O deputado Molon também comparou os impostos arrecadados por tributos relacionados ao cigarro com o gasto para custear o tratamento de pessoas com doenças decorrentes do cigarro, e afirmou que o custo deve ser maior que a arrecadação. “Ainda que a conta fosse positiva para o poder público, seria um péssimo negócio para o país e sua população. Mas mesmo sob esta ótica, é também um péssimo negócio fiscal, isto é, gasta-se mais que arrecada”, completou Molon. Por fim, o deputado falou da importância do PLP 4/2015, que institui a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidente sobre a fabricação ou a importação de tabaco e seus derivados, para o custeio de ações de tratamento aos doentes vítimas do tabagismo, que está atualmente na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Casa. Ele afirmou ainda que apresentará requerimentos de informações ao Ministério da Fazenda e ao Ministério da Saúde para saber quanto se gasta com o tratamento de doenças relacionadas ao tabaco e o quanto se arrecadou no ano passado com tributos relacionados ao cigarro para ajustar o valor da porcentagem da Cide proposta por seu projeto.

Cristina Lemos Barbosa Furia, professora, fonoaudióloga da Universidade de Brasília (UnB) e representante da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) e falou em nome de Melissa Ribeiro, da ACBG Brasil, que há 6 anos se comunica com laringe eletrônica por conta de um câncer de laringe. Cristina explicou também sobre a importância da consulta pública que está aberta até o dia 13 de junho na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) sobre o fornecimento de laringe eletrônica. Os pacientes que acabam precisando fazer retirada da faringe ou da língua, de acordo com Cristina, possuem dificuldade para se comunicar, para respirar e para se alimentar, causando grandes impactos profissionais e pessoais. Além disso, Cristina reforçou a importância do Julho Verde, pela prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço.

Adriana Carvalho, diretora jurídica da ACT Promoção da Saúde, explicou que o Brasil já possui um arcabouço jurídico relacionado ao cigarro, como a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, tratado internacional ratificado pelo Brasil, além de leis nacionais e estaduais que restringem a propaganda comercial de produtos derivados do tabaco, autorizam o uso de advertência nos produtos fumígenos sobre os malefícios do uso de cigarro e fazem restrições aos locais de consumo. Além disso, Adriana reconhece o papel da Anvisa, que adotou novas imagens e mensagens de advertência para o rótulo de cigarros no ano passado. Sobre os estudos comentados pelo deputado Molon, Adriana afirmou que possui duas pesquisas, um de 2011 e outro de 2015, que comprovam que os tributos arrecadados são muito inferiores ao que é gasto em pacientes com problemas de saúde decorrentes do cigarro e, mesmo se fosse o caso, “não se paga tributos para reparação de danos”, completou a diretora jurídica da ACT Promoção da Saúde.

Depois, a deputada Erika Kokay (PT-DF) falou a importância de políticas públicas e leis para diminuir o número de fumantes, como exemplo após a aprovação da lei antifumo de São Paulo e houve uma redução de 20% para 13% o número de fumantes no estado e, após três meses, diminuiu pouco mais de 3% o número de infartos. E conta que foi fumante durante muitos anos e, após um infarto, parou de fumar. No entanto, anos depois a deputada teve um câncer acometido pelo uso de tabaco.

O deputado Zé Silva (SD-MG) falou da importância da diminuição do tabaco por meio de políticas públicas, principalmente porque é agricultor familiar. O deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) reforçou a importância de políticas públicas, principalmente de conscientização. O deputado Osmar Terra (MDB-RS) trouxe o tópico da legalização da maconha e se mostrou contrário à aprovação, “vai ter muito mais doente, dependentes e pessoas precisando de atendimento hospitalar”.

A íntegra da sessão solene está disponível no YouTube da Câmara dos Deputados.

Documentos:

– Requerimento 8007/2018, para realização da sessão solene, de autoria do Deputado Alessandro Molon (PSB-RJ)
– Texto inicial do PLP 4/2015, de autoria do Deputado Alessandro Molon

 

Compartilhe este post

Menu