Rede+Voz visita o Hospital de Câncer de Mato Grosso na cidade de Cuiabá

Notícias, Rede+Voz

Rede+Voz visita o Hospital de Câncer de Mato Grosso na cidade de Cuiabá

A 21º viagem da Rede+Voz do ano de 2019 foi para a cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso (MT). Lá, a equipe ACBG Brasil conectou o único UNACON da capital com serviço de cabeça e pescoço, o Hospital de Câncer de Mato Grosso.

Esta foi mais uma visita com doações de laringes eletrônicas (LE) do projeto “Laringe Eletrônica: uma voz possível”. O encontro foi realizado no dia 26/07, pela manhã e teve 3 momentos: (A) Primeiro tivemos o evento do auditório, onde houve uma pequena apresentação de cada especialidade da equipe multidisciplinar do hospital, seguido por uma apresentação institucional da ACBG Brasil; (B) A entrega das LEs para os pacientes selecionados pela equipe e um lanche de confraternização; (C) Em seguida, visita guiada pela instituição para conhecer a estrutura.

Fomos muito bem recebidos pelo Dr. Erik Bustamante, cirurgião de cabeça e pescoço e chefe do setor, além boa parte da equipe multidisciplinar que atende os pacientes no hospital. Tivemos também a presença de pacientes, seus familiares e a cobertura do jornal local.

Contamos com a participação dos profissionais das seguintes especialidade: Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Enfermagem, Assistência Social, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia e Cirurgia Bucomaxilofacial. Todos eles realizaram uma breve apresentação explicando um pouco do seu serviço.

Hoje o Hospital de Câncer de Mato Grosso é o principal centro de referência dentro da rede de atenção pública à oncologia no estado do MT, sendo a única instituição do estado especializado no atendimento ao câncer e a única da capital com o serviço cabeça e pescoço, sendo o Dr. Erik o único CCP do estado a atuar na rede pública.

Desde 1999 o hospital atende os pacientes com forte suspeita ou diagnóstico de câncer no estado do MT, oferecendo um serviço de qualidade nos vários níveis de complexidade, priorizando o atendimento multiprofissional e humanizado. A instituição atende SUS, particular, e convivência, mas cerca de 97% dos pacientes são atendidos pelo SUS. O Hospital de Câncer de Mato Grosso é um hospital de grande porte e também recebe pacientes de outros estados.

Além de oferecer o ciclo completo de diagnóstico, tratamento e reabilitação, a instituição trabalha ativamente em prevenção com: palestras, campanhas e material informativo.

A entrega das 4 LEs ocorreu super bem, com a participação da imprensa e equipe de comunicação do hospital. Os pacientes que receberam as LEs foram 4 homens: o Sr. Urbano Francisco Maciel, o Sr. Osvaldo Francisco de Souza, Sr. Joair da Silva Aguiar e o Sr. Assis Xavier de Oliveira. Todos ficaram radiantes de alegria, pois não tinham conseguido a reabilitação por voz esofágica, além de não conheceram antes do nosso contato a possibilidade de falar pela LE.

 

A visita ao Hospital de Câncer de Mato Grosso foi muito boa, com momentos marcantes e de aprendizado. Toda estrutura foi planejada para dar conforto e humanizar a atenção ao pacientes, além da integração deles com os profissionais.

O Dr. Erik Bustamante foi muito receptivo conosco desde o primeiro contato, um verdadeiro parceiro para a ACBG Brasil. O fato de ele ser o único CCP que atende pelo SUS no estado do MT é um problema grave.

Saímos de Cuiabá com o sentimento de dever cumprido e com umas das fotos mais linda da R+V.

 

 

Compartilhe este post

Menu