O câncer de cabeça e pescoço corresponde a diversos tipos e envolvem diferentes órgãos do ser humano sendo os mais significativos a pele, o trato aéreo-digestivo superior, as glândulas salivares, a glândula tireóide. Para o Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer, sendo que o câncer de cabeça e pescoço deve acometer cerca de 35 a 40 mil pessoas em 2020. Atualmente, o câncer de cabeça e pescoço é o terceiro em incidência em homens correspondendo a 7,9% dos novos casos estimados pelo Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde.

Para a região Nordeste, em 2020 a estimativa de casos novos segundo o Instituto Nacional do Câncer, teremos 3300 casos de câncer de cavidade oral (boca, língua), 1730 casos de câncer de laringe e 2910 casos de câncer de tireóide. Para a Bahia, segundo as estimativas serão: 750 casos de câncer de cavidade oral, 450 casos de câncer de laringe e 520 casos de câncer de tireóide. O Hospital Aristides Maltez é a unidade de referência na Bahia, atendendo 384 municípios do estado e em 2019 foram matriculados 9.615 casos novos de câncer e realizando 9.587 procedimentos cirúrgicos. No referido ano, o ambulatório de cirurgia de cabeça e pescoço atendeu mais de 16000 pacientes incluindo primeiras consultas e consultas de retorno. Em 2019, foram matriculados 465 casos de câncer de cavidade oral e faringe e 616 casos de câncer de tireóide e foram realizadas 1889 cirurgias relacionadas ao câncer de cabeça e pescoço.

Desde 2018, participamos da campanha Julho Verde em parceria com a ACBG e em 2019 tivemos a visita no projeto Rede +Voz, sendo dez pacientes beneficiados com a doação de laringes eletrônicas. Com a participação ativa na campanha desde o ano passado o Hospital Aristides Maltez é iluminado com as cores verdes para que as pessoas possam se lembrar da importância na atenção ao câncer de cabeça e pescoço Neste ano, o Farol da Barra permanecerá verde e teremos também o prédio da Câmara Municipal de Vereadores de Salvador iluminado de verde para evidenciar a importância do câncer de cabeça e pescoço.

 

 

Dr. Lucas Silva – Coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Aristides Maltez

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Deixe seu comentário! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *