,

Tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Os popularmente chamados cânceres de cabeça e pescoço correspondem aos carcinomas espinocelulares e podem acometer os lábios, língua, boca, garganta, laringe e hipofaringe. Tumores em outras localizações ou de outros tipos também podem…
,

Radioterapia e Câncer de Cabeça e Pescoço no Brasil

A radioterapia é um dos três pilares do tratamento do câncer, junto com a cirurgia e a quimioterapia. Sua aplicação nos tumores de cabeça e pescoço é ampla, tanto no tratamento radical e curativo, quanto nos casos onde o objetivo principal…
,

Cenário brasileiro do CCP

Os cânceres da região da cabeça e pescoço são altamente frequentes em nosso meio. Enquanto que os tumores de boca ocupam a 5ª posição entre os homens, os cânceres de tireóide ocupam a quinta posição entre as mulheres no Brasil. Considerando…
,

Câncer de Cabeça e Pescoço e o Julho Verde

O câncer de cabeça e pescoço corresponde a diversos tipos e envolvem diferentes órgãos do ser humano sendo os mais significativos a pele, o trato aéreo-digestivo superior, as glândulas salivares, a glândula tireóide. Para o Brasil,…
,

5 anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015) completou cinco anos no dia 06/07/2020. Conforme disposto em seu art. 1º, a finalidade da norma é “assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício…
,

SBCCP e ACBG unidos na campanha Julho Verde

Neste ano de 2020, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) oficializaram o início da 4ª Edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço…
,

Abertura da 4ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

No dia 1º de julho de 2020 ocorreu a abertura oficial da 4ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Este evento, em decorrência da atual pandemia por COVID-19, foi totalmente digital e divulgada através de uma…
, ,

A voz do silêncio - 5 anos ACBG Brasil

Assim como se vão os amores e as estações do ano, nossa voz também pode nos deixar. Convidamos você a mergulhar na história de uma mulher que, por conta de um câncer de laringe, perdeu a voz. Tal procedimento salvou sua vida,…
, ,

Depoimento da fonoaudióloga Vaneli Rossi

O meu nome é Vaneli Rossi, sou fonoaudióloga, e atuo há 17 anos no Ambulatório de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Clínicas da Unicamp/SP. Eu conheci a Melissa Ribeiro há uns três anos e após ser apresentada…
,

Garantindo ambientes seguros aos pacientes de câncer durante a pandemia do Coronavírus

O surto global de coronavírus afetou quase dois milhões de pessoas até o momento. Isso colocou um fardo pesado para o sistema de saúde e sua capacidade de responder à demanda. Um desequilíbrio entre demanda e capacidade de atendimento…