ACBG visita Hospital Erasto Gaertner em Curitiba

Rede+Voz

ACBG visita Hospital Erasto Gaertner em Curitiba

No dia 25/10/2018 a ACBG realizou mais uma visita por meio da Rede+Voz, projeto cujo intuito é o de conhecer o serviço de cabeça e pescoço dos principais hospitais que são referência no diagnóstico e tratamento de câncer no país. Estamos conectando profissionais, pacientes e familiares, formando uma rede de cooperação para o controle social do câncer de cabeça e pescoço no Brasil.

Desta vez a visita foi em Curitiba, no Hospital Erasto Gaertner, que é filantrópico, é referência no sul do país e cujos atendimentos são 93% prestados pelo SUS. A equipe da ACBG (Eduardo, Melissa e Mabel) foi muito bem recebida pela fonoaudióloga, chefe do Serviço de Fonoaudiologia do hospital, Dra. Camila Molento. Ela é a única fonoaudióloga do hospital, trabalha lá desde 2002 e desde então vem realizando um lindo trabalho com seus pacientes.

A visita ocorreu no período matutino e as atividades tiveram início no auditório da instituição, onde estavam presentes os profissionais que integram a equipe multiprofissional do Serviço de Cabeça e Pescoço do hospital, que é chefiado pelo Dr. Gyl A. Ramos.

Equipe ACBG e equipe Erasto Gaertner.

O residente, Dr. Gabriel Galhardo, iniciou as atividades previstas, abordando sobre as estatísticas das cirurgias do mês de junho deste ano, que resultou num total de 58 cirurgias realizadas, das quais 5 foram de laringe, 4 traqueostomias, 3 de faringe, 12 de tireóide, entre outras. Comentou que só agora, no mês de outubro, foram feitas mais 4 laringectomias, no hospital.

Em seguida, foi a vez de Melissa Ribeiro, presidente da ACBG, falar sobre a Associação de Câncer de Boca e Garganta para toda a equipe. Melissa falou de nossos projetos, conquistas e metas.

Melissa apresentando a ACBG.

Depois das palestras a Dra. Camila levou a equipe da ACBG para conhecer o superintendente do hospital, Adriano Rocha Lago, como é possível ver no registro a seguir, feito em seu gabinete.

Equipe da ACBG com o superintendente do hospital.

Depois foi a vez de nos encontrarmos com os pacientes do Grupo de Apoio ao Laringectomizado Total e mais alguns profissionais da equipe multiprofissional, dentre eles, Heleno Faria, que é o coordenador assistencial, Mariana Pinho, que é psicóloga do hospital e Reni Santos Jorge, Assistente Social.

Equipe ACBG e profissionais do Erasto.

A Dra. Camila compartilhou um pouco sobre os projetos e campanhas que a equipe do hospital realiza com os pacientes do Serviço de Cabeça e Pescoço, citando inclusive a Campanha Julho Verde, que é uma Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, promovida pela ACBG e SBCCP, e a Campanha Nacional de Atenção à Disfagia, feita em março deste ano, em parceria com a Nestlé.

Também falou sobre a Liga Paranaense de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner (associação filantrópica) e suas unidades:

– Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), formada por aproximadamente 400 voluntários advindos de diversos setores, dentro e fora do hospital, com ações de assistência a pacientes e familiares, prevenção e arrecadação;

– Instituto de Bioengenharia do Hospital Erasto Gaertner (IBEG), que é voltado para o desenvolvimento e fabricação de próteses buco-maxilo-faciais, catéteres venosos (único fabricante nacional) e materiais de uso hospitalar e próteses ortopédicas;

– Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa, que é referência e foi por meio deste que o Hospital Erasto Gaertner se tornou, em 2004, Hospital Ensino Escola.

Sobre o Serviço de Cabeça e Pescoço do hospital, a Dra. Camila destacou que, em 2017, foram mais de 4 mil pacientes atendidos, mais de 47 mil procedimentos, mais de 700 cirurgias e 352 novos casos de câncer, dos quais 71 foram de laringe.

Ela mostrou uma foto do coral que formou com seus pacientes dentro do Hospital, Coral Erasto Canta, que se apresentou lindamente encerrando as atividades que ocorreram, cantando músicas como: “Águas de Março”, “Ô Sol”, “Sá Marina”, e “Aquarela do Brasil”.

Equipe da ACBG com os pacientes do grupo.

 

Compartilhe este post

Menu