A ACBG Brasil, organização da sociedade civil que trabalha em prol de portadores e pacientes de câncer de cabeça e pescoço, tem como um dos seus pilares levar informação de qualidade para população brasileira. Para tanto, realiza campanhas informativas e está sempre presente nas redes sociais. Assim, a semana passada (21/09 à 25/09) foi movimentada, cheia de informações importantes, reunimos todos os acontecimentos no “ACONTECEU NA ACBG“!

ODS na prática e a Luta da Pessoa com Deficiência

A semana foi marcada pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, datado em 21 de setembro, que tem como um dos seus intuitos alertar sobre os direitos dessa população. Portanto, nos unimos à AMUCC para produzir diversos conteúdos sobre o assunto dentro da Semana ODS na prática. Desse modo, esta semana tem como objetivo dar atenção às iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), organizada por organizações signatárias do Movimento ODS.

Primeiramente, a segunda (21/09) começou com a Live do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência com o tema: Realidade dos deficientes físicos no Brasil. Os participantes foram:

  • Ana Paula Guedes Werlang – Advogada e psicóloga;
  • Carmen Zanotto – Deputada Federal por Santa Catarina e enfermeira;
  • José Naum de Mesquita Chagas – Coordenador-geral de promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
  • Melissa Ribeiro – Presidente da ACBG voluntária sobrevivente de câncer de laringe.

Em suma, foram abordados tópicos sobre políticas públicas para deficientes e direitos que os pacientes de câncer de cabeça e pescoço e mama podem requerer na justiça. Além disso, a presidente da ACBG, como sobrevivente de câncer de laringe, pôde contribuir ao falar sobre sua experiência na luta pelos direitos dessa população.

Também, com intuito de dar voz a quem não tem, a ACBG realizou o sorteio de uma prótese traqueoesofágica para troca para nossos associados!

Você pode conferir a Live completa no vídeo abaixo:

Dando prosseguimento, divulgamos dois vídeos informativos em parceria com a AMUCC. O primeiro foi sobre direitos de deficiências físicos com a advogada Ana Paula Werlang. E o segundo reúne quatro depoimentos de sobreviventes de câncer de mama, laringe e boca.

Para finalizar, divulgamos nas redes sociais o vídeo a respeito de Aposentadoria por Invalidez da nossa Série Direitos dos Pacientes de forma simples e objetiva – O que é? Quem tem direito? Como solicitar?

Campanha Global Make Sense 

Posteriormente, a semana foi marcada pela Campanha Global Make Sense, da qual a ACBG Brasil é integrante. É uma campanha que acontece anualmente, promovida pela Sociedade Europeia de Cabeça e Pescoço (EHNS – sigla em inglês). A EHNS é um grupo multidisciplinar que reúne profissionais de saúde de várias especialidades, incluindo especialistas em câncer de cabeça e pescoço. Nesse sentido, o objetivo da campanha é aumentar a consciencialização sobre o cancro de cabeça e pescoço, destacando a importância do diagnóstico precoce. Resumidamente, pode-se entender o Make Sense como o Julho Verde da Europa!

Dessa forma, a ACBG realizou duas publicações com o intuito de apresentar a Campanha para nosso público brasileiro e divulgar informações sobre o câncer de cabeça e pescoço.

25 anos do GAL CEPON

Além disso, a semana foi de comemoração dos 25 anos de criação do Grupo de Acolhimento a Pacientes de Câncer de Cabeça e Pescoço – GAL/CEPON como uma iniciativa da fonoaudióloga Elisa Vieira. Por conta do GAL, tivemos muitas conquistas, como a criação da ACBG. Por isso, realizamos uma  homenagem à essa profissional incrível e a todos que fazem parte do GAL. Para conferir, clique na imagem abaixo.

Na imagem, está Elisa, criadora do GAL, e ao seu lado, está um mapa do Brasil em amarelo com pacientes o preenchendo.

Prêmio Força-Tarefa ONU 2020

Por fim, a ACBG Brasil foi a única organização brasileira a ganhar o Prêmio Força-Tarefa Interinstitucional 2020 das Nações Unidas (ONU) para a Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). A ONU concedeu o prêmio com o intuito de reconhecer os esforços incansáveis ​​para melhorar as condições de vida de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Para saber mais, clique na imagem abaixo.

Card comemorativo do prêmio que a ACBG Brasil recebeu da ONU.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Deixe seu comentário! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *