ACBG Brasil participa de curso inédito na área de reabilitação para laringectomizados totais

Notícias, Reabilitação

ACBG Brasil participa de curso inédito na área de reabilitação para laringectomizados totais

O curso foi coordenado pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço Dr. Renato Capuzzo, membro da SBCCP, e pela Dra. Fonoaudióloga Lica Sugueno, membro da SBFA

 

A ACBG Brasil participou do 1º Curso Teórico/Prático de Reabilitação para Laringectomizados Totais. A Associação foi uma incentivadora da atividade, pois sabe da necessidade de capacitar as equipes de CCP pelo Brasil para que todos os pacientes tenham acesso à informação e às tecnologias para reabilitação fonatória e pulmonar. O evento aconteceu no IRCAD Barretos, centro de treinamento referencial na América Latina, no dia 09 de fevereiro.

Essa foi uma oportunidade para cirurgiões de cabeça e pescoço, fonoaudiólogos, enfermeiros e fisioterapeutas se envolverem com novas técnicas e informação de qualidade. Os conteúdos abordaram mudanças na anatomia e fisiologia do sistema respiratório após a Laringectomia Total, o impacto na comunicação dos pacientes, avaliação de pacientes para os diversos métodos de reabilitação vocal, treinamento prático de cirurgia de Laringectomia Total, refinamentos cirúrgicos para a reabilitação vocal com prótese fonatória e manejo de problemas ambulatoriais de prótese vocal e insucessos de reabilitação fonatória.

Para a ACBG, a realização de uma capacitação como a oferecida durante o curso é um avanço sonhado há muito tempo para melhorar as perspectivas de reabilitação dos laringectomizados totais. Ver especialistas interessados em atualizar-se e conhecer novas tecnologias a partir de um ponto de vista multidisciplinar é uma mudança de cultura na área de câncer de cabeça e pescoço. Esse foi apenas o primeiro de muitos outros que virão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este post

Menu