Saúde vocal: como está a sua?

Artigos, Boca, Garganta

Saúde vocal: como está a sua?

A nossa voz nos representa, é como a nossa identidade. Ela nos identifica como indivíduos. Impossível encontrar duas pessoas com a mesma voz. Através dela demonstramos a nossa personalidade, as nossas emoções e os nossos sentimentos. Por estes motivos é que devemos cuidar dela com muito carinho e ficarmos atentos aos sinais que ela nos dá.

Sintomas

Caso você sentir:

  • alteração na qualidade da voz;
  • dor de garganta;
  • rouquidão;
  • dificuldade para engolir (disfagia);
  • sensação de “caroço” na garganta;
  • dificuldade para respirar (dispneia).

Procure um especialista, só ele poderá diagnosticar!

O que você precisa evitar

Para evitar esses incômodos e garantir uma voz saudável, confira as dicas do que devemos evitar para manter uma boa saúde vocal:

#evitar pigarrear: o pigarrear tem como objetivo limpar a secreção que fica presa na garganta, mas o efeito que pode causar é muito danoso, você acaba agredindo as suas cordas vocais. O ideal é beber água ou deglutir várias vezes.

#evite o cigarro: ele um dos vilões da voz e da laringe. Com o tempo vai causando irritação e poderá provar uma laringite que com o passar dos anos vai deixando a voz mais grave e sem potência e por fim acabamos forçando a musculatura para falar.

ATENÇÃO: estudos comprovam que a incidência de câncer de laringe é maior em fumantes.

#bebida de álcool com moderação: o álcool irrita as vias respiratórias e altera a qualidade vocal o seu excesso pode até gerar um efeito agradável de relaxamento, mas também tem o efeito de anestésico, fica difícil controlarmos o esforço que utilizamos ao falar o que pode acarretar grandes desgastes para as cordas vocais.

#evite o excesso de café: O teor de cafeína e a temperatura elevada do café desidratam as cordas vocais, assim como o cigarro, e provocam um aumento da acidez no estômago, causando refluxo e ardência na hora de falar.

 #evite sussurrar e gritar: Tanto o sussurrar (falar em um tom mais baixo) ou gritar faz com que realizamos um esforço maior para falar causando uma tensão no trato vocal que pode gerar algumas complicações como o calo nas cordas

#evite o ar condicionado: Quando ficamos muito tempo expostos ao ar condicionado a nossa respiração pode ficar prejudicada bem como o ressecamento do trato vocal

Dicas para uma boa saúde vocal

Mas então o que é bom para manter uma boa qualidade vocal?

Abaixo algumas dicas, veja:

#abuse da maçã: a sua ação adstringente dá uma sensação de limpeza na garganta ocasionando um bem estar e alívio.

#boceje: relaxe! Acordar aproveite para bocejar e espreguiçar isso ajuda a aliviar a tensão da região do pescoço e dos ombros fazendo diminuir a tensão cervical na hora que vamos falar.

#respire adequadamente: a respiração adequada deve ser realizada pelo nariz, pois quando respiramos pela boca ocorre um ressecamento no trato vocal e como consequência acabamos fazendo uma maior tensão ao falar e respirar.

#invista nos líquidos: a hidratação é a chave para cuidar das cordas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas, com isso estaremos lubrificando as cordas vocais. Prefira os líquidos em temperatura ambiente

#consuma alimentos saudáveis: alimentos muito pesados podem causar azia e má digestão. Antes de usar a voz, evite alimentos derivados do leite, como chocolate por exemplo, pois eles aumentam a secreção na garganta.

Precisamos cuidar e preservar a nossa voz. Quem se ama se cuida!


Luciara Giacobe
Fonoaudióloga Mestre em Distúrbios da Comunicação
e-mail: lgiacobe@gmail.com
Facebook: @FgaLuciara

Compartilhe este post

Menu