5 maneiras de exercitar sua voz

Voz

Muitas pessoas desconhecem que a produção da voz ocorre por meio de estruturas musculares que precisam ser exercitadas como as demais  partes do nosso corpo.

Por isso despertar a voz realizando exercícios de aquecimento vocal, antes de iniciar o dia pode ser uma boa estratégia para mantê-la saudável e resistente.

Sabe-se que uma voz saudável vem da ingestão contínua de água ao longo do dia e não apenas em algum período ou durante as  refeições. A água deve ser ingerida e metabolizada pelo organismo para que mantenha a saliva fluida e as mucosas hidratadas, evitando impacto e/ou atrito entre as pregas vocais. A quantidade de água varia de indivíduo para indivíduo, porém não deve ser menos de um litro e meio a dois litros por dia.

Para que se tenha um corpo descansado e consequentemente uma boa voz, a quantidade e qualidade das horas de sono são fundamentais, pois é quando ocorre o repouso da voz. Esses dois aspectos ajudam no relaxamento e soltura da mucosa que reveste as pregas vocais. Recomenda-se no mínimo entre 6 a 7 horas por noite para que o organismo consiga descansar e recuperar-se.

As atividades aeróbicas são essenciais no preparo físico e no condicionamento da voz, já que possibilita uma capacidade pulmonar maior promovendo uma coordenação entre fala e respiração. O ar é o combustível para emissão de uma voz saudável, assim quanto mais condicionado estiver o corpo mais facilmente a voz saíra e se projetará de forma adequada.

Algumas estratégias auxiliam no aquecimento da voz possibilitando uma emissão mais solta e leve, que podem ser realizadas de uma forma simples cotidianamente:

  1. Realizar gargarejos sonorizados repetidamente;
  2. Circular a língua ao redor dos dentes anteriormente no sentido horário e anti-horário;
  3. Bocejar abrindo bem a boca e emitindo uma vogal prolongada de forma solta;
  4. Realizar suspiros sonorizados soltos;
  5. Mastigar de boca aberta emitindo sons nasais.

Essas maneiras de exercitar a voz ajudam mantê-la limpa e com boa projeção durante todo o dia. Entretanto, se você perceber mudanças na sua voz que não desapareçam por mais de 15 dias tais como: rouquidão, pigarro constante, tosse, dor na garganta, dificuldade para falar, procure um otorrinolaringologista e/ou fonoaudiólogo para avaliação, evitando comprometer ainda mais o quadro instalado.

Lembre-se: a voz nos identifica, ela é uma marca que fala sobre o que somos ou pretendemos ser. Por isso cuide bem da sua voz evitando hábitos como: fumar, beber em excesso, alimentar-se com frituras e condimentos, ficar em ambientes ruidosos, com ar condicionado, usar roupas apertadas.

Anualmente, em 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia celebra a data desde 1999, e viu o movimento que iniciou se expandir a partir de 2003, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A campanha da voz passou assim a ter expressão para além das fronteiras brasileiras, tornando-se internacional.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. A celebração do Dia Mundial da Voz é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

O slogan da campanha deste ano é: “Seja Amigo da sua Voz!”. Todo este movimento está a favor de vozes saudáveis! Cuide da sua VOCÊ! Seja amigo da sua VOZ! Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.

Este conteúdo foi escrito por Elisa Gomes Vieira, doutora em fonoaudiologia e presidente da Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil.

2 respostas
  1. Danilo Vieira
    Danilo Vieira says:

    ola< bom dia, aqui sobvre al alteraçoes que podem ocorrer na voz apartir de 15 dias, isso se dá pelo exercicio?, quantas vezes faço esse exercicio?
    Att: Danilo Vieira

    Responder
    • ACBG Brasil
      ACBG Brasil says:

      Danilo, neste artigo estamos sugerindo exercícios de voz pra melhorar a qualidade dela.
      Interessante realizar 2 vezes ao dia, uma preferencialmente logo de manhã para ativar as pregas vocais e outro pode ser início da tarde pra dar uma reativada. Era essa a sua dúvida?
      Estamos a disposição, abraços

      Responder

Deixe uma resposta

Participe da discussão :)
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *