5 maneiras de exercitar sua voz

Voz

Muitas pessoas desconhecem que a produção da voz ocorre por meio de estruturas musculares que precisam ser exercitadas como as demais  partes do nosso corpo.

Por isso despertar a voz realizando exercícios de aquecimento vocal, antes de iniciar o dia pode ser uma boa estratégia para mantê-la saudável e resistente.

Sabe-se que uma voz saudável vem da ingestão contínua de água ao longo do dia e não apenas em algum período ou durante as  refeições. A água deve ser ingerida e metabolizada pelo organismo para que mantenha a saliva fluida e as mucosas hidratadas, evitando impacto e/ou atrito entre as pregas vocais. A quantidade de água varia de indivíduo para indivíduo, porém não deve ser menos de um litro e meio a dois litros por dia.

Para que se tenha um corpo descansado e consequentemente uma boa voz, a quantidade e qualidade das horas de sono são fundamentais, pois é quando ocorre o repouso da voz. Esses dois aspectos ajudam no relaxamento e soltura da mucosa que reveste as pregas vocais. Recomenda-se no mínimo entre 6 a 7 horas por noite para que o organismo consiga descansar e recuperar-se.

As atividades aeróbicas são essenciais no preparo físico e no condicionamento da voz, já que possibilita uma capacidade pulmonar maior promovendo uma coordenação entre fala e respiração. O ar é o combustível para emissão de uma voz saudável, assim quanto mais condicionado estiver o corpo mais facilmente a voz saíra e se projetará de forma adequada.

Algumas estratégias auxiliam no aquecimento da voz possibilitando uma emissão mais solta e leve, que podem ser realizadas de uma forma simples cotidianamente:

  1. Realizar gargarejos sonorizados repetidamente;
  2. Circular a língua ao redor dos dentes anteriormente no sentido horário e anti-horário;
  3. Bocejar abrindo bem a boca e emitindo uma vogal prolongada de forma solta;
  4. Realizar suspiros sonorizados soltos;
  5. Mastigar de boca aberta emitindo sons nasais.

Essas maneiras de exercitar a voz ajudam mantê-la limpa e com boa projeção durante todo o dia. Entretanto, se você perceber mudanças na sua voz que não desapareçam por mais de 15 dias tais como: rouquidão, pigarro constante, tosse, dor na garganta, dificuldade para falar, procure um otorrinolaringologista e/ou fonoaudiólogo para avaliação, evitando comprometer ainda mais o quadro instalado.

Lembre-se: a voz nos identifica, ela é uma marca que fala sobre o que somos ou pretendemos ser. Por isso cuide bem da sua voz evitando hábitos como: fumar, beber em excesso, alimentar-se com frituras e condimentos, ficar em ambientes ruidosos, com ar condicionado, usar roupas apertadas.

Anualmente, em 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia celebra a data desde 1999, e viu o movimento que iniciou se expandir a partir de 2003, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A campanha da voz passou assim a ter expressão para além das fronteiras brasileiras, tornando-se internacional.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. A celebração do Dia Mundial da Voz é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

O slogan da campanha deste ano é: “Seja Amigo da sua Voz!”. Todo este movimento está a favor de vozes saudáveis! Cuide da sua VOCÊ! Seja amigo da sua VOZ! Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.

Este conteúdo foi escrito por Elisa Gomes Vieira, doutora em fonoaudiologia e presidente da Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil.

8 respostas
  1. Danilo Vieira
    Danilo Vieira says:

    ola< bom dia, aqui sobvre al alteraçoes que podem ocorrer na voz apartir de 15 dias, isso se dá pelo exercicio?, quantas vezes faço esse exercicio?
    Att: Danilo Vieira

    Responder
    • ACBG Brasil
      ACBG Brasil says:

      Danilo, neste artigo estamos sugerindo exercícios de voz pra melhorar a qualidade dela.
      Interessante realizar 2 vezes ao dia, uma preferencialmente logo de manhã para ativar as pregas vocais e outro pode ser início da tarde pra dar uma reativada. Era essa a sua dúvida?
      Estamos a disposição, abraços

      Responder
  2. Cenira Braga Carneiro
    Cenira Braga Carneiro says:

    Boa noite, eu sofri um acidente que levou- me a ter uma hemorragia do lado esquerdo, embora tenha batido o lado direito. Fiquei na UTI desacordada por 4 dias, mas quando acordei eu achava que tudo estava bem, mas eu falava e ninguém entendia. Isso durou 4 meses, sou professora voltei a lecionar, mas fui afastada novamente, pois tem momentos que minha voz falha, ou eu esqueço o que ia dizer. O médico disse que o hematoma da hemorragia ficou no lado onde afeta, a memória, a fala e a escrita. Mas como o governo exige muito que os funcionários estejam exercendo suas funções, não consegui mudar de função, então tenho que voltar com essa minha limitação. Mas estou pesquisando muito em como posso melhorar minhas condições na fala que é o que mais me prejudica

    Responder
    • ACBG Brasil
      ACBG Brasil says:

      Cenira você precisa de acompanhamento fonoaudiológico para tentar melhorar sua motricidade. Com exercícios certos podes melhorar muito sua fala ou não dependendo das sequela do acidente. Quanto a sua troca de função, uma vez comprovada sua dificuldade, dor ou incômodo para falar, tens o direito de ser realocada noutra função sim! Converse na secretaria de educação do seu município e busque os procedimentos corretos.

      Responder
  3. Gessi santos da Silva
    Gessi santos da Silva says:

    Gessi;Tenho vós grosa, as vezes pessoas confunde ao falar comigo no telefone como se fosse a vós masculina, isso me deixa acomodada, me ajude resolver esse problema por favo! Sou integrante do coral vida nova de guarulhos, faço a primeira vós, eu exercito mas preciso de ajuda para melhorá minha vós! Desde já agradeço um abraço, fica com Deus.

    Responder
    • ACBG Brasil
      ACBG Brasil says:

      Gessi infelizmente as mulheres tem esse desconforto pois não possuem mais as pregas vocais que davam a tonalidade feminina a voz. Mas com treinos fonoaudiológicos isso pode melhorar um pouco. No seu Coral tem um fonoaudiólogo não? Como é nome? Em que hospital o Coral se reúne? Gostaríamos de conhecer, fazer contato.

      Responder

Deixe uma resposta

Participe da discussão :)
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *