,

4º Congresso Brasileiro de Oncologia – Movimento Todos Juntos Contra o Câncer

A ACBG participou do 4º Congresso Brasileiro de Oncologia – Movimento Todos Juntos Contra o Câncer em São Paulo nesta semana. O Movimento reúne profissionais da saúde, instituições hospitalares, órgãos governamentais, acadêmicos, especialistas em oncologia e muitas organizações da sociedade civil que trabalham em prol de pacientes para obtenção de melhores políticas públicas para atenção aos portadores de Câncer no Brasil. O evento tem o propósito de discutir o cenário da oncologia no no País e seus gargalos, inovações e tratamentos adequados.

Roberto Cabrini jornalista e apresentador do SBT Repórter abriu o congresso e mediou uma importante discussão sobre a situação atual da Oncologia no Brasil que contou com a participação do Dr. José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde e o Sr. Antonio Brito, Presidente da Interfarma, Dra. Nise Yamaguchi Oncologista, Merula Steagall Presidente da Abrale e Karla Coelho da ANS.

Dados alarmantes sobre a incidência de câncer até 2030 faz com que todos os presentes sintam-se ainda mais responsáveis para mudar a situação atual. O Todos Juntos Contra o Câncer quer envolver todos os segmentos da sociedade para que possam juntos, equalizar esses desafios da melhor forma possível e no menor tempo, pois o Câncer não espera.

Na sequência, o painel “O que pacientes e gestores de políticas públicas precisam saber sobre Biossimilares” trouxe o ponto de vista de pacientes, médicos e de entidades que realizam a vigilância e o controle desses medicamentos. Rodrigo Bocardi, jornalista e apresentador do Bom Dia Brasil fez a mediação com várias perguntas esclarecedores ao público presente que desconhece os desdobramentos dos tratamentos com biológicos x biossimilares.

Este assunto precisa continuar sendo debatido e fiscalizado para que surta o efeito esperado dando maior conforto e segurança ao usuário.

“A importância da autoestima no tratamento oncológico” da Fundação Laço Rosa contou com a participação da atriz Alexandra Richter da Rede Globo que apoia essa OSC  há alguns anos na captação de doadores de cabelo para fabricação de perucas femininas, masculinas e infantis.

O painel ressaltou a importância de tentar manter a autoestima do paciente de câncer elevada, aliada ao apoio da família e amigos para uma recuperação mais efetiva. É É de suma importância dar ao paciente um tratamento integral e humanizado, considerando que todos

temos uma imagem/identidade e que faz parte do tratamento buscar manter essa integridade para que o paciente consiga se reconhecer apesar a doença.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão :)
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *